quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SÁBADO - 25/09 - CINE BIJOU EXIBE "O DESAPARECIDO", DE COSTA GAVRAS


O CINE BIJOU CINEMA E MEMÓRIA
EXIBIRÁ NESTE SÁBADO, 25/09, AS 15H
O DESAPARECIDO (MISSING), DE COSTA GAVRAS (1982)
+
INTERVENÇÃO TEATRAL:
HELENY, HELENY, DOCE COLIBRI
Com o Núcleo do 184
Homenagem à Heleny Guaryba, diretora teatral e militante socialista, assassinada durante a ditadura na casa de Petrópolis, cujo corpo ainda segue desaparecido

CINE BIJOU – CINEMA E MEMÓRIA
LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro


SINOPSE
Num restaurante em Santiago do Chile, um jovem jornalista norte-americano, residente nesse país, acaba escutando uma conversa na mesa ao lado, entre um agente da CIA e militares chilenos, que deixa clara a participação do governo norte-americano no golpe militar que depôs o governo socialista de Salvador Allende e inaugurou a ditadura do general Augusto Pinochet.
A obra de Costa Gavras focaliza inicialmente o cotidiano do jornalista no Chile, até seu desaparecimento, dias após o golpe de Estado do general Pinochet. O filme prossegue até o final com a busca desesperada do pai e da mulher do jornalista, na tentativa de encontrá-lo.
O Chile pós-golpe de Estado, os primeiros dias da repressão e todo horror da ditadura chilena, considerada uma das mais violentas da América Latina, são fielmente retratados pelo filme, que venceu a Palma de Ouro e o prêmio de melhor ator no festival de Cannes, além do Oscar de melhor roteiro adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário