quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sábado (26/11), às 14hs - SESSÃO ESPECIAL DO CINE BIJOU NA CIDADE ADEMAR



SESSÃO ESPECIAL DO CINE BIJOU NA CIDADE ADEMAR

DAHÚN OTITÓ: PELO FIM DOS MASSACRES

Salve Bijouzeir@s:

No próximo Sábado (26/11), às 14hs, teremos uma sessão especial do Cine Bijou na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo. Em parceria com as nossas irmãs e irmãos do Sarau da Ademar, integraremos o projeto “Dahún Otitó”, desenvolvido por eles na Escola Martins Penna (ver endereço abaixo), numa atividade organizada também pela Rede de Comunidades do Extremo Sul. Neste dia realizaremos a exibição dos filmes “Prisioneiro da Grade de Ferro” (Paulo Sacramento, São Paulo, 200X) e do vídeo-clipe “Diário de um Detento”, dirigido por Maurício Eça junto aos Racionais MC’s.

DAHÚN OTITÓ: PELO FIM DOS MASSACRES
Aproveitando a ocasião desta Semana da Consciênca Negra, a idéia é discutir, na sequência dos dois filmes, o contexto de massacre vivido pela juventude pobre e negra em todo o país. “Pelo fim dos massacres” será o tema do debate-papo na sequência dos filmes, que contará com a participação de nossos parceiros da Rede Extremo Sul e da Rede 02 de Outubro - Pelo fim dos massacres.

Quando propomos discutir os massacres, estamos pensando em todas as dimensões que ele se apresenta no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras. Não apenas na violência policial e nas prisões (o estágio mais perverso do genocídio), mas também como este massacre se dá na precariedade da Saúde, na insuficiência da Educação Pública, na falta de Moradia adequada, de Saneamento Básico etc etc.

No caso desta sessão, trataremos especialmente das políticas deliberadas de encarceramento em massa direcionadas sobretudo à juventude pobre e negra, sendo o estado de São Paulo o campeão nacional no número de jovens pres@s: mais de 170.000 pessoas encarceradas. Queremos discutir também como tem sido as abordagens e práticas policiais cotidianas nas quebradas, os abusos, as extorsões, a tortura, as operações policiais em favelas, os despejos em massa nas comunidades pobres, além da persistência do extermínio por execuções sumárias de nossos manos e manas. Lembrando que o Brasil segue sendo o país onde mais se mata em todo mundo: mais de 42.000 pessoas seguem sendo assassinadas todos os anos, principalmente pela polícia e grupos paramilitares ligados a ela.

Convidamos então todos os Bijouzeir@s para comparecerem nesta sessão especial do Cine Bijou junto com o Sarau da Ademar, construída também com os nossos parceiros da Rede Extremo Sul e da Rede 02 de Outubro.

Um abraço firme em tod@s! Contamos com sua presença Sábado na Ademar!

Coletivo do Cine Bijou – Cinema e Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário