quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SÁBADO - 02/10 - CINE BIJOU EXIBE "QUE BOM TE VER VIVA" DE LÚCIA MURAT


O CINE BIJOU CINEMA E MEMÓRIA
EXIBIRÁ NESTE SÁBADO, 02/10, AS 15H O FILME


QUE BOM TE VER VIVA, DE LÚCIA MURAT (1989)

+

RODA DE CONVERSA COM OS PARTICIPANTES


CINE BIJOU – CINEMA E MEMÓRIA
LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro


SINOPSE
O filme aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. "Que Bom Te Ver Viva" mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavado os depoimentos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. Mais do que descrever e enumerar sevícias, o filme mostra o preço que essas mulheres pagaram, e ainda pagam, por terem sobrevivido lúcidas à experiência de tortura. Para diferenciar a ficção do documentário, Lúcia Murat optou por gravar os depoimentos das ex-presas políticas em vídeo, como o enquadramento semelhante ao de retrato 3x4; filmar seu cotidiano à luz natural, representando assim a vida aparente; e usar a luz teatral, para enfocar o que está atrás da fotografia - o discurso incosciente do monólogo da personagem de Irene Ravache.



REALIZAÇÃO
a Ponte, Núcleo Memória, Teatro Studio 184 e Sarau da Ademar
APOIO: Programa VAI

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SÁBADO - 25/09 - CINE BIJOU EXIBE "O DESAPARECIDO", DE COSTA GAVRAS


O CINE BIJOU CINEMA E MEMÓRIA
EXIBIRÁ NESTE SÁBADO, 25/09, AS 15H
O DESAPARECIDO (MISSING), DE COSTA GAVRAS (1982)
+
INTERVENÇÃO TEATRAL:
HELENY, HELENY, DOCE COLIBRI
Com o Núcleo do 184
Homenagem à Heleny Guaryba, diretora teatral e militante socialista, assassinada durante a ditadura na casa de Petrópolis, cujo corpo ainda segue desaparecido

CINE BIJOU – CINEMA E MEMÓRIA
LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro


SINOPSE
Num restaurante em Santiago do Chile, um jovem jornalista norte-americano, residente nesse país, acaba escutando uma conversa na mesa ao lado, entre um agente da CIA e militares chilenos, que deixa clara a participação do governo norte-americano no golpe militar que depôs o governo socialista de Salvador Allende e inaugurou a ditadura do general Augusto Pinochet.
A obra de Costa Gavras focaliza inicialmente o cotidiano do jornalista no Chile, até seu desaparecimento, dias após o golpe de Estado do general Pinochet. O filme prossegue até o final com a busca desesperada do pai e da mulher do jornalista, na tentativa de encontrá-lo.
O Chile pós-golpe de Estado, os primeiros dias da repressão e todo horror da ditadura chilena, considerada uma das mais violentas da América Latina, são fielmente retratados pelo filme, que venceu a Palma de Ouro e o prêmio de melhor ator no festival de Cannes, além do Oscar de melhor roteiro adaptado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Neste sábado, o Cine Bijou estará presente no 2º Aniversário do Sarau da Ademar




Estimadas Companheiras e Companheiros:

Neste Sábado (18/09), nosso Cine Bijou se deslocará excepcionalmente para a Cidade Ademar, visando fortalecer as atividades de 2º ANIVERSÁRIO DO SARAU DA ADEMAR.

Como é sabido, o coletivo do Sarau da Ademar é um parceiro de primeiro tempo do nosso "Cine Bijou - Cinema e Memória". Ao longo desta semana o Sarau Periférico está completando 2 anos de existência. Assim, reforçando uma das idéias estéticas e políticas de nosso projeto que é incentivar e fortalecer Coletivos Culturais de Jovens Trabalhadores e de Comunidades Periféricas, decidimos marcar presença e fortalecer as atividades do 2º Aniversário do Sarau da Ademar, que ocorrerão neste final de semana lá na Cidade Ademar. Confiram a programação abaixo.

SÁBADO (18/09), a partir das 15hs - Festival de Rap do Sarau da Ademar, na Rua Manuel Alves Mesquita (Cidade Ademar) - Com a participação dos grupos Versão Popular, Oitavo Pecado, SNS, Vício Poético, Gaspar, DJ Paul, Família Real, Bronx, Rafão, James Bantu e outros convidados.

DOMINGO (19/09) - Feira Cultural do Sarau da Ademar e Exposição Cultural de Artistas da Periferia, na Rua Durval Pinto Ferreira (altura do # 3140 da Av. Cupecê)


Retomaremos nossa programação regular do CINE BIJOU - Cinema e Memória no Teatro Studio 184 a partir do próximo sábado:

SÁBADO (25/09) - Exibição de "Missing", de Costa-Gavras + Intervenção Teatral "Heleny, Heleny, Doce Colibri", uma homenagem à Heleny Guariba do Núcleo do 184, em nossa sede habitual (Pça Roosevelt, 184)


Aguardamos a presença de todas e todos nessas atividades!

Forte Abraço,

Coletivo do "Cine Bijou - Cinema e Memória"

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NESTA SEGUNDA: Leitura Dramática de Teatro Cubano no Studio 184

Leitura Dramática

Teatro Cubano

VAGOS RUMORES

Abelardo Estorino

Abelardo Estorino é considerado um dos maiores autores e diretores teatrais cubanos da atualidade.

Premiado várias vezes, tem levado a sua obra para muitos países e em vários Festivais.

Esteve no Brasil por duas vezes: em 1993, com Vagos rumores e Las penas saben nadar.

E em 2009, com o espetáculo Medea, no Festival Iberoamericano, realizado pelo Memorial da América Latina, em São Paulo.

A obra Vagos Rumores, retrata a vida e obra do poeta cubano, do século XIX José Jacinto Milanês, uma espécie da Castro Alves cubano, que lutou pela emancipação política de Cuba e pela libertação dos escravos. Revolucionou também o teatro cubano, implantando o romantismo nas artes cubanas, com a obra El conde Alarcos.

Nos últimos 20 anos de sua vida, decidiu não falar com ninguém. A obra revela os rumores que atormentavam o seu ser durante estes 20 anos.

Projeto: E A LUTA CONTINUA...

Núcleo do 184 da Cooperativa Paulista de Teatro

16ª Edição Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo

CICLO DE LEITURAS "PÁGINAS DA REVOLUÇÃO"

Dia 13 de Setembro (segunda feira) 20:00 horas

ENTRADA FRANCA

VAGOS RUMORES

de Abelardo Estorino

poeta e autor cubano

Elenco: Anderson Negreiro, Carol De Grammont, Dulce Muniz, Fernanda Arantes, Leandro Lago, Lourdes Bastos, Marcelo Camilo, Maria Rita Mello, Paulo Paixão, Roberto Ascar, Ruben Espinoza.

Comentários: Renata Pallottini

Secretaria de Produção: Dema de Francisco

Direção: Luiz de Assis Monteiro.

LOCAL: TEATRO STUDIO 184

Praça Roosevelt, 184 - Fone: (011) 3259.6940